Procedimentos

Silicone

By 22 de janeiro de 2019 No Comments

SILICONE (MAMOPLASTIA DE AUMENTO)

A mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica mais realizada no mundo. No Brasil é a segunda cirurgia mais realizada (sendo a primeira a lipoaspiração). Com um dos mais altos índices de satisfação, a cirurgia visa o aumento das mamas da paciente com o uso de prótese de silicone. Essa cirurgia é solicitada por pessoas que estão insatisfeitas com o volume de suas mamas ou por mulheres com mamas com assimetria mamária.

O procedimento precisa ser feito em ambiente hospitalar, sob anestesia local com sedação ou anestesia geral. Geralmente o procedimento é rápido e tranquilo, com poucos riscos de complicações durante o procedimento. Os riscos de complicações ocorrem geralmente no pós-operatório, como a infecção da prótese, seroma, contratura capsular, deiscência de sutura.

A incisão para inserção da prótese pode ser na metade inferior da região periareolar, no sulco inframamário, ou pela axila. A minha preferência pessoal é pela cicatriz no sulco inframamário, pois já que não podemos prever a qualidade da cicatrização da paciente, uma cicatriz nessa região fica mais discreta e menos exposta.

Em geral, é uma cirurgia simples e que entrega excelentes resultados, com pós-operatório tranquilo, auto índice de satisfação pelas pacientes, e ainda que seja ocorra alguma complicação ou insatisfação, é possível realizar o procedimento de retirada da prótese.

Indicamos sempre de 2 a 4 semanas de repouso no pós-operatório. Alguns pacientes com 2 semanas encontram-se aptas para retornar às atividades cotidianas, outras necessitam de 30 dias, varia de paciente para paciente, e depende também do tipo de atividade que cada um exerce (algumas exigem esforço físico ou maior mobilidade dos braços). Orientamos sempre que a paciente não eleve os cotovelos acima da altura dos ombros por 30 dias, para não aumentar a tensão sobre a cicatriz, e esperar 2 meses para retornar à prática de atividades físicas.