OTOPLASTIA
A otoplastia é um procedimento cirúrgico comumente recomendado para portadores de orelhas proeminentes, também conhecidas como orelhas de abano, e da orelha de Stahl (orelha de elfo), condições congênitas. Condições adquiridas, como o hematoma e/ou a fibrose subsequente, que podem surgir devido ao atrito durante a realização de esportes (mais frequentemente no jiu-jitsu) também são indicações para otoplastia.
As orelhas de abano costumam causar desconforto nas crianças e adolescentes devido a bullying na escola e costuma ser por isso de grande preocupação dos pais, que levam seus filhos à consulta. A cirurgia pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade, quando a orelha já está praticamente formada, no entanto recomendamos adiar a cirurgia ao máximo, pois quanto maior a idade menor as chances de complicações, já que ela já se encontra com mais maturidade para entender a importância dos cuidados pós operatórios e o que está acontecendo com ela. Acredito que os pais devam levar seus filhos ao consultório quando a criança demonstrar insatisfação e verbalizar de alguma forma que gostaria de mudar sua aparência, e não apenas por uma preocupação precoce dos mesmos. Acho importante primeiramente educar as crianças para que sejam emocionalmente mais seguras e não só simplesmente levá-las correndo para a sala de cirurgia.
Para correção da orelha de abano, podemos utilizar 2 técnicas: uma com cortes na cartilagem e outra com pontos. A que utiliza cortes tem a vantagem da mínima chance de recidiva, já a técnica que utiliza pontos na cartilagem tende a apresentar um resultado mais natural, porém com chance maior de recidiva do quadro caso algum ponto se solte no futuro.
O resultado da cirurgia costuma ser muito satisfatório independente da técnica escolhida, e a cicatriz resultante fica escondida atrás da orelha sendo com frequência imperceptível.
O procedimento é simples, podendo ser realizado sob sedação ou anestesia geral, em ambiente hospitalar, já que, por ser invasivo, precisa de suporte caso ocorram possíveis complicações.
A recuperação não costuma ser complexa, o paciente deverá ficar com um curativo tipo capacete por 1 semana, e dormir de barriga para cima por 30 dias. Também deverá ficar afastado de sol, calor e esportes por 1 a 2 meses.
O hematoma auricular deve ser drenado de urgência, pois se deixado no local poderá evoluir com fibrose, gerando aquele famoso aspecto de “lutador de jiu-jitsu”. Por isso inicialmente o paciente deverá procurar uma emergência médica. No caso daqueles que já evoluíram com a fibrose, a correção deverá ser realizada cirurgicamente com uma incisão na borda superior, para que após o descolamento da pele, possamos “raspar” a fibrose formada”. Os cuidados pós-operatórios são os mesmos que o da correção da orelha proeminente, e o paciente deverá estar ciente de que se seguir com as mesmas práticas um novo hematoma não está impedido de ser formar novamente.