Procedimentos

Mastopexia

By 14 de março de 2019 No Comments

Mastopexia

Indicada para aquelas pacientes que possuem mamas flácidas e que não desejam diminuir o volume. Nesse procedimento, ressecamos o excesso de pele e reposicionamos a aréola, sem retirada de tecido glandular. Podemos associar a inserção de prótese de silicone para aumentar o volume e a projeção do polo superior.  As cicatrizes variam de acordo com a quantidade do excedente de pele. Quanto maior o excesso de pele, mais extensas serão as cicatrizes (geralmente em âncora: periareolar, uma cicatriz vertical e outra no sulco mamário). Quando a flacidez é menor, algumas vezes, podemos incisar apenas a região periareolar, ou periareolar e vertical.

Assim como a redução mamária, a idade mínima para realização desse procedimento é de 18 anos, ou a partir dos 16 anos com autorização dos responsáveis. Não existe idade máxima limite.

Esse procedimento é frequentemente indicado para pacientes pós bariátricos ou que sofreram grande emagrecimento, e após a amamentação. Para os pós bariátricos, o ideal é que a cirurgia seja realizada 6 meses após a estabilização do peso, pois no caso de emagrecimento após o procedimento, o paciente ganhará flacidez novamente. No caso das lactantes também orientamos a realização da cirurgia 6 meses após o encerramento do período de amamentação.

Todo procedimento cirúrgico estético é contraindicado para pacientes fumantes, por causa do  aumento do risco considerável de complicações como, por exemplo, de necrose de aréola, deiscências e infecção. O ideal é interromper o fumo no mínimo 2 meses antes da cirurgia. Pacientes que possuem comorbidades como hipertensão arterial e diabetes por exemplo, precisam estar com os exames em dia e com a doença controlada. Também é necessário a realização de ultrassonografia ou mamografia antes do procedimento.

Os principais cuidados pós operatórios são os mesmos para toda a cirurgia de mama: repouso de 15 a 30 dias, 2 meses de afastamento de exercícios físicos, uso do sutiã cirúrgico por 2 meses, dormir de barriga para cima por 30 dias, não ingerir bebidas alcoólicas por 15 dias após a cirurgia, não se expor ao sol ou calor por no mínimo 30 dias.

As próteses de mama atualmente não têm mais indicação de troca a cada 10 anos. Indicamos a troca de prótese apenas se houver necessidade (devido a complicações ou desejo da paciente).

Podemos também associar a cola cirúrgica, um produto que promove a impermeabilização das feridas operatórias, permitindo que o paciente tome banho no dia seguinte e não precise realizar curativos 2x ao dia. Mesmo com o uso da cola os pontos na pele precisam ser realizados como de costume. É um produto novo que melhora a cicatrização, porém tem custo alto adicional.