LIPOASPIRAÇÃO
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico estético que visa remover gordura localizada em regiões indesejadas através da introdução de cânulas no tecido subcutâneo (gordura sob a pele) por pequenos orifícios, com a utilização de aparelho de aspiração que se conecta às cânulas. A lipoaspiração, comumente chamada apenas de “lipo”, pode ser associada a outros procedimentos como a abdominoplastia e mamoplastia.
Embora o procedimento possa dar um novo contorno para o corpo, ele não deve ser encarado como emagrecedor. Podemos lipoaspirar com segurança de 5% a 7% do peso corporal do paciente. Ele é indicado para melhorar o contorno corporal, atingindo melhores resultados nos pacientes que se encontram dentro ou próximo do peso ideal para sua altura, sendo necessário ter uma vida saudável para manter os resultados.
Dessa forma, o foco da lipoaspiração é remover a gordura que resiste mesmo com processos de dieta e exercícios associados, e modelar o corpo. A recuperação no pós-operatório é dolorosa, mas com o uso de analgésicos específicos, pode ser um processo tranquilo.
A lipo deve ser realizada em hospital ou clínica que disponha de cti, sob anestesia realizada pelo médico anestesista. Podemos realizar no consultório a lipoaspiração de pequenas áreas sob anestesia local, geralmente para retoques de pequenas irregularidades que possam surgir no pós-operatório.
A hidrolipo nada mais é do que um procedimento de lipoaspiração realizado no consultório, já que são introduzidas cânulas de lipoaspiração no subcutâneo, sob anestesia local, em um ambiente que não dispõe de recursos para uma eventual complicação durante o procedimento. Por isso poderá ser realizada no consultório apenas para tratar pequenas áreas ou para retoques no pós-operatório da lipoaspiração.