Procedimentos

Câncer de Pele

By 22 de janeiro de 2019 No Comments

CÂNCER DE PELE

O carcinoma basocelular é o câncer de pele mais frequente no mundo, e como um dos fatores de risco mais importante para seu desenvolvimento é a exposição solar, a incidência no Brasil é muito alta. Pessoas de pele clara têm maior chance de desenvolvê-lo já que possuem menos melanina na pele e com isso uma menor proteção natural contra os raios solares. Os danos na pele causados pelo sol são cumulativos, e com isso a incidência em pessoas mais velhas é mais alta também.

Devemos suspeitar de toda ferida na pele que não cicatriza em até 3 semanas, que sangra, aumenta de tamanho ou desenvolve úlceras, e procurar imediatamente um médico dermatologista.

O médico dermatologista irá examinar sua lesão e, se de fato seguir com a suspeita de câncer, ele poderá realizar uma biópsia para confirmar o diagnóstico. Lesões maiores, ou que se localizam na face, orelhas ou regiões mais delicadas geralmente são encaminhadas ao médico cirurgião plástico para ressecção cirúrgica, já que é o especialista melhor preparado para realizar este tipo de procedimento. Algumas lesões podem ser ressecadas no próprio consultório sob anestesia local, e lesões maiores ou dependendo da localização, precisam ser abordadas em centro cirúrgico com sedação.

Outro câncer de pele muito importante é o melanoma, que na maioria das vezes se inicia como uma lesão escura na pele. Este é um dos mais agressivos, pois pode se metastatizar (espalhar) para outros órgãos do corpo levando à morte, ao contrário do carcinoma basocelular que não evolui com metástase. Todo paciente que possui uma pinta preta, que começa a aumentar de tamanho, sangrar, mudar de cor ou de formato deve procurar imediatamente um dermatologista. A evolução do melanoma é muitas vezes rápida, por isso não demore a procurar o médico. Pacientes que possuem muitas pintas podem fazer acompanhamento rotineiro com o dermatologista, que quando identifica alguma suspeita de melanoma encaminha o mesmo ao cirurgião plástico.

Existem inúmeros tipos diferentes de lesões malignas de pele, o importante é estar em mente que quanto mais rápido o paciente procura atendimento, menor serão as do tratamento, menor a chance de complicações.