AUMENTO DE GLÚTEOS
Um dos procedimentos que têm estado em voga é o aumento dos glúteos. Tido como preferência nacional, o aumento dos glúteos está entre as cirurgias mais solicitadas nos consultórios, sendo considerado seguro, com excelentes resultados e de rápida recuperação. Há dois principais métodos de aumento estético dos glúteos: lipoenxertia (lipoescultura) e prótese (silicone).
LIPOENXERTIA
A lipoenxertia é um procedimento no qual usamos a gordura do próprio paciente para aumentar a região glútea. Desta forma, por usar material orgânico compatível, não há chances de rejeição. Durante a recuperação, pode ocorrer a reabsorção de aproximadamente 20 a 50% da gordura enxertada, variando em cada paciente. No entanto, o tecido gorduroso que permanecer após os primeiros meses, será definitivo.
PRÓTESE
O aumento glúteo através da colocação de prótese de silicone é mais conhecido, sendo também bastante eficiente. As próteses ficam posicionadas dentro do músculo glúteo máximo e, nos 2/3 superiores da nádega, proporcionando um efeito cosmético natural. Ao sentarmos, nosso peso se projeta sobre o 1/3 inferior da nádega, sendo assim não sentamos sobre as próteses.
O paciente precisa estar atento, pois não poderá mais tomar injeções na região glútea.
O retorno às atividades cotidianas ocorre aproximadamente em 14 dias na maioria dos casos, e só deve retornar à prática de atividades físicas após 2 meses. Este procedimento confere um resultado superior quanto à previsibilidade do volume final e consistência dos glúteos quando comparado à lipoenxertia, contudo, pode apresentar raras complicações como contraturas, infecção e deiscências de ferida, podendo levar a necessidade de remoção da prótese.
Assim como as próteses de mama, hoje em dia não há mais a necessidade de troca da prótese após 10 anos. A mesma só precisará ser trocada se evoluir com complicações como a contratura por exemplo (mais frequente), ou por desejo da paciente.