ABDOMINOPLASTIA CIRCUNFERENCIAL
Assim como a abdominoplastia, esse procedimento visa remover o excesso de pele e gordura remanescentes no paciente após um emagrecimento rápido, se diferenciando apenas na extensão da intervenção, que vai até as costas. Nesse procedimento, ocorre uma grande redução da flacidez cutânea da região lateral da coxa, com um efeito de lifting, elevando, também, os glúteos. Quando o paciente apresenta excesso de pele no sentido horizontal, é necessário acrescentar uma cicatriz vertical que vai do apêndice xifóide ao púbis, o que chamamos de abdominoplastia em âncora ou em Flor de Lis. Geralmente a abdominoplastia circunferencial e a abdominoplastia em âncora são indicadas como parte do processo pós-cirúrgico de pacientes que fizeram procedimento bariátrico, ou que passaram pelo processo de grande emagrecimento.
Esse procedimento é considerado mais complexo, demandando um profissional que conhece o tipo de cirurgia, podendo ser acompanhado de lipoaspiração e lipoenxertia dos glúteos, para otimizar os resultados.
Caso não ocorram complicações, o pós-operatório pode ser de apenas 4 semanas, podendo o paciente, após esse período, retomar as atividades diárias de forma branda e, ao longo das semanas, conforme a recuperação individual, inserir exercícios físicos como ferramenta de manutenção e melhoria dos resultados da cirurgia.