Procedimentos

Queloide

By 22 de janeiro de 2019 No Comments

QUELÓIDE

O queloide é um tipo de cicatrização patológica, que acontece em pessoas que possuem predisposição genética para tal. Além do caráter inestético, pode causar dor, prurido e sequelas funcionais. Muitas vezes uma cicatriz hipertrófica é confundida com o queloide.

Algumas pessoas possuem maior probabilidade de possuírem essa predisposição, como negros, por exemplo. Algumas áreas do corpo também possuem maior predisposição a evoluírem com cicatrizes queloidianas como a região do tronco e supra escapular, e lóbulo da orelha. Já a região da face, por exemplo, dificilmente evoluirá com a formação de um queloide.

Quando um paciente sofre alguma lesão cutânea por acidente, ou programada, como em uma cirurgia, o melhor a fazer é ter um acompanhamento ambulatorial com um cirurgião plástico desde o início, para diminuir as chances de que a cicatriz evolua para um quelóide, principalmente se o mesmo já possuir uma outra cicatriz queloidiana prévia.

O queloide pode demorar meses para surgir. O uso de fitas e cremes de silicone, pomadas, massagem local, fisioterapia, lasers, corticoide intralesional, etc. são tratamentos que podem ser utilizados para tentar impedir a formação ou para o tratamento de um queloide já existente. Muitas vezes após o queloide já formado, será indicada a ressecção cirúrgica seguida de betaterapia, já que a simples ressecção cirúrgica do queloide culminará com quase 100% de recidiva local. E é muito importante manter em mente que apesar de todos os esforços, sempre haverá a chance de recidiva local.