RINOPLASTIA
O nariz é considerado um dos órgãos mais importantes e determinantes para a beleza e harmonia da face devido a sua localização central. O nariz transmite personalidade, confiança, força, realeza, delicadeza etc. A maioria das pessoas possui um referencial de beleza no nariz caucasiano (nariz fino de ponta arrebitada), no entanto nem sempre o nariz considerado perfeito será o mais harmônico para o paciente. É muito importante que o formato nasal esteja em equilíbrio com a face, trazendo assim um aspecto natural. Podemos observar que muitas celebridades que são ícones de beleza mundiais possuem o formato nasal fora dos padrões de perfeição, como Gisele Bündchen e Penélope Cruz por exemplo. Os homens em sua maioria mesmo com o nariz grande, com giba e ponta larga são considerados belos, já que um nariz grande transmite força e imponência.
Se você considera seu nariz destoante de sua face, e acredita que a remodelação do mesmo trará beleza e harmonia facial, a rinoplastia pode ser indicada para você.
Esse é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo a remodelagem nasal, sendo muito indicada para pacientes que estão insatisfeitos com formato do nariz. As queixas mais relatadas são o dorso nasal largo ou alto (giba), ponta caída e ponta bulbosa. A cirurgia também pode ser indicada como procedimento reparador, quando o paciente adquire deformidades nasais devido a traumas e fraturas.
É importante o paciente ter em mente que o cirurgião não pode prometer um resultado específico. Após a consulta médica, onde é realizada uma avaliação e discussão com o paciente sobre as suas principais queixas, podemos esclarecer o que de fato pode ser melhorado, já que algumas vezes existirão expectativas que não poderão ser atendidas. O cirurgião irá trabalhar em cima da queixa do paciente tendo como base inicial o seu nariz original, como a espessura da sua pele e largura da base alar por exemplo, que influenciarão diretamente no resultado final. Você terá o seu nariz original melhorado, e não transformará o seu nariz no de outra pessoa, e com isso em alguns casos podemos oferecer um resultado muito bom e em outros uma pequena melhora. Por isso é tão importante a consulta médica, quando o paciente poderá tirar todas as suas dúvidas e entender bem sobre seu caso em particular.
O procedimento deve ser feito em ambiente hospitalar, pois precisa de suporte específico e anestesia geral. O pós-operatório geralmente é indolor, mesmo quando é realizado a fratura, sendo a queixa mais comum uma leve cefaleia no primeiro dia de pós-operatório. A recuperação pode ser lenta, com a presença de equimoses periorbitais e edema local. Na técnica aberta, o paciente receberá pontos em uma pequena incisão na columela, e estes pontos são retirados em 1 semana. O gesso fica posicionado no dorso nasal por 7 dias. São realizadas bandagens semanais no primeiro mês, que ajudam a manter o alinhamento das fraturas e a diminuir o edema. Este diminui drasticamente em 1 mês, mas permanece ainda que leve, por alguns meses, por isso o resultado final demora até 1 ano para ser alcançado.
O paciente pode ter dificuldade respiratória no primeiro mês, e por isso indicamos sempre uma avaliação prévia com o otorrino para aqueles que já possuem dificuldade respiratória antes do procedimento, pois nesses casos geralmente é necessária uma correção cirúrgica funcional em conjunto, no intuito de prevenir uma piora do quadro. O paciente é liberado para retornar às atividades laborativas em 1 semana, podendo ainda apresentar equimoses, e por isso não deverá se expor ao sol ou calor e nem praticar atividades físicas por 1 mês.